Sobre a Revista
Foco e escopo
A Revista Iberoamericana de Educación é uma revista científica dedicada à publicação trimestral de artigos de resultados originais de pesquisa em espanhol, inglês e português cobrindo uma variedade de tópicos relacionados a diversos conhecimentos nas ciências educacionais. A Revista Iberoamericana de Educación é dirigida a professores, pesquisadores e à comunidade acadêmica e tem como objetivo a difusão do conhecimento científico.
Esta publicação é editada pelo Instituto Superior Tecnológico Universitario Corporativo Edwards Deming. O material aceito para publicação passará por dupla revisão cega por pares.
A revista não cobra nenhuma taxa de submissão, revisão ou publicação dos artigos submetidos. O financiamento é de inteira responsabilidade do Instituto Superior Tecnológico Universitario Corporativo Edwards Deming
Revisão por pares.
As seguintes considerações devem ser levadas em conta para a revisão por pares na revista.
1. A revista não aceita material publicado anteriormente.
2. Os autores são responsáveis pela obtenção das permissões apropriadas para reproduzir parcialmente o material (texto, tabelas ou figuras).
3. as contribuições são publicadas sob a responsabilidade dos autores.
É importante salientar que as contribuições que aqui aparecem não refletem necessariamente o pensamento da revista.
A revista se reserva o direito de fazer qualquer alteração editorial que julgar necessária e apropriada para a publicação dos artigos.
Revisão por pares
O processo de revisão por pares é posterior à revisão editorial e análise plágio aplicada pelo departamento de pesquisa do Instituto Tecnológico Superior Corporativo Edwards Deming
Início do processo.
Os manuscritos estão a cargo do Comitê Editorial, que aceita ou rejeita o trabalho original de acordo com a qualidade científica, a concordância com os temas da Revista e a validade no tempo dos resultados. O Comitê pode solicitar mudanças e fazer as recomendações que julgar necessárias para adaptar o documento às diretrizes da Revista.
O artigo será submetido a uma avaliação duplo-cego uma vez que o processo acima mencionado tenha sido aprovado. Ele será enviado a dois pares acadêmicos externos que emitirão um conceito no qual o artigo estará:
- Aceito sem alterações
- Aceito sujeito a pequenas alterações e não requer uma nova avaliação.
- Aprovado sujeito a grandes mudanças e requer uma nova avaliação.
Rejeitado. - Em caso de controvérsia, o editor pode solicitar uma segunda ou terceira revisão acadêmica, levando em conta as características e o assunto apresentado.
É uma obrigação da revista manter o anonimato tanto dos autores quanto dos revisores no processo de avaliação. Da mesma forma, esta avaliação será comunicada ao autor do artigo via e-mail, a fim de fazer os ajustes necessários solicitados pelos avaliadores.
Fase de correção
Uma vez recebido o artigo com as correções feitas, a revista verificará o cumprimento das sugestões dos revisores e analisará as justificativas para aquelas correções que não foram levadas em conta.
Fase de aprovação
Uma vez aprovado o artigo, ele passará pelo processo de layout e revisão pelos autores para publicação.
Tempo de processo de publicação
A revisão dos artigos submetidos à revista leva entre 4 a 8 semanas. A publicação será agendada de acordo com a ordem de apresentação, com base em revisões e correções.
Freqüência de publicação
A revista em seu primeiro ano é apresentada como uma publicação anual e é no conselho editorial de 12 de novembro de 2018 que muda sua periodicidade para trimestral, esta decisão é tomada devido à necessidade de apresentar discussões nos campos da educação. Sua periodicidade atual é a publicação trimestral do mês de janeiro a março, abril a junho, julho a setembro, outubro a dezembro.
Política de Acesso Aberto
Esta revista proporciona acesso aberto imediato a seu conteúdo, baseado no princípio de que dar ao público acesso livre à pesquisa ajuda a um maior intercâmbio global de conhecimento.
A revista permite a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir ou imprimir o trabalho académico aqui publicado sem barreiras financeiras, legais ou técnicas, a fim de utilizar a informação para qualquer fim responsável com o devido reconhecimento de autoria".
Freqüência de publicação
A revista publica os primeiros 5 dias dos meses de janeiro, abril, julho e outubro, mantendo uma periodicidade trimestral desde sua criação em 2018.
Sistema DOI
Os artigos da revista aderem ao sistema DOI https://doi.org/10.31876/ que estabelece a infra-estrutura técnica e social para o registro e uso de identificadores para uso em redes digitais.
Código de ética
1. deveres dos autores
Originalidade e plágio: Todos os artigos devem ser trabalhos originais dos autores e não plágio de evidência, a revista aplicará software anti-plágio a cada um dos trabalhos enviados, somente trabalhos com menos de 10% de plágio poderão ser levados em consideração para o processo de revisão. El software que se utiliza para este proceso es URKUND
Reconhecimento das fontes: Se os autores utilizaram a obra e/ou palavras de outros, ela foi citada ou citada apropriadamente.
Publicação múltipla, redundante ou simultânea: Os autores não devem submeter o mesmo artigo a mais de um periódico ao mesmo tempo.
Acesso e retenção: Se considerado apropriado pelo Editor ou membros do Conselho Editorial, os autores de artigos também devem disponibilizar as fontes ou dados nos quais a pesquisa se baseia, que podem ser retidos por um período de tempo razoável após a publicação e possivelmente acessíveis.
2. o papel do editor
Decisões de publicação: O Editor é responsável por decidir qual dos artigos submetidos à Revista deve ser publicado. A decisão de publicação deve ser guiada pelas políticas do Conselho Editorial da Revista e deve ser baseada exclusivamente no mérito acadêmico e na decisão dos revisores.
Honestidade: Um editor deve avaliar os artigos por seu conteúdo intelectual sem considerar a raça, gênero, orientação sexual, crenças religiosas, etnia, cidadania, ou filosofia política dos autores.
Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um artigo submetido a ninguém além do autor correspondente, revisores, revisores potenciais, assessores editoriais, conforme apropriado.
3. Deveres dos revisores
Contribuição para decisões editoriais: A revisão pelos pares auxilia os editores na tomada de decisões editoriais.
Prontidão: Qualquer árbitro selecionado que se sinta incompetente ou que saiba que a revisão imediata será impossível deve notificar o editor e se desculpar do processo de revisão.
Confidencialidade: Quaisquer artigos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser mostrados ou discutidos com outras pessoas, exceto quando autorizado pelo editor.
Padrões de objetividade: as revisões devem ser conduzidas de forma objetiva. A crítica pessoal ao autor é inapropriada. Os árbitros devem expressar seus pontos de vista claramente com argumentos.
Reconhecimento das fontes: os revisores devem identificar trabalhos publicados relevantes que não tenham sido citados pelos autores. Quaisquer argumentos previamente relatados devem ser acompanhados da citação relevante. Um revisor também deve chamar a atenção do Editor para qualquer semelhança ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual ele ou ela tenha conhecimento pessoal.
Conflito de interesses
A Revista espera que os autores declarem quaisquer associações comerciais que possam representar um conflito de interesses em relação ao artigo submetido. Pela natureza dos artigos que podem eventualmente ser publicados na Revista, podem surgir condições de conflito de interesse que podem afetar a imparcialidade em termos editoriais ou contra os autores. Portanto, cada autor deve fazer um esforço para identificá-los.
Neste sentido, os autores devem anexar, junto com o artigo e a declaração de compromisso, uma comunicação à Revista indicando clara e concisamente se existem conflitos de interesse, especificando cada um deles. Esta comunicação também deve especificar a fonte de financiamento da pesquisa, assim como a declaração de qualquer relação comercial, econômica ou pessoal que possa afetar o artigo ou a instituição editorial.
Duplicação
Para a duplicação de textos, que é a capacidade de copiar ou reproduzir em forma textual uma ou mais vezes um conteúdo ou obra literária em um novo meio (digital ou qualquer outro formato), a Revista se baseia no seguinte procedimento geral: todo material editorial, em relação ao qual uma duplicação foi solicitada ou criada, deve ser encabeçada por uma legenda que identifique claramente a qualidade da duplicação e estabeleça uma diferença com o original.
Errata (erratum)
Uma errata se aplica somente aos casos em que a revista tenha efetivamente cometido um erro sem o conhecimento do autor. O autor tem vários casos onde erros/erro podem e devem ser corrigidos, tais como nome do autor, palavras-chave, título e erros no texto principal.
A revista envia a prova final do artigo revisado e pronto para publicação para o autor correspondente com o prazo de uma semana para revisão e correção do artigo. Se o prazo de resposta expirar sem retorno dos autores, a revista considera o artigo como aprovado (pois o autor não discutiu a necessidade de mudanças/correções) e, portanto, pronto para publicação.
Conflito de interesses eventos contra revisores
É responsabilidade dos revisores da Revista declarar qualquer conflito de interesse que surja em relação aos trabalhos submetidos à consideração.
Um conflito de interesse em relação a um trabalho submetido à consideração de um revisor ou membros da equipe editorial surge quando há uma relação pessoal ou profissional direta com o autor, uma disputa ou uma relação de qualquer tipo com a pesquisa que deu origem ao artigo, bem como se há um profundo conflito moral ou ético com o assunto em consideração. Geralmente, os membros da equipe editorial e os revisores externos devem abster-se de revisar trabalhos quando surgir qualquer uma destas situações ou situações similares.
A equipe editorial da Revista se absterá de selecionar revisores que sejam ou possam ser afetados por qualquer uma das situações acima.